registe-se
recuperar password
Carros no cinema
Expo Clássicos com balanço muito positivo
Com uma excelente participação de público, a Expo Clássicos saldou-se num êxito e confirmou-se como um evento de referência
Organizada conjuntamente pela Tempo Livre e pelo Clube de Automóveis Antigos de Guimarães (CAAG), com o apoio do Município de Guimarães e a colaboração do Cineclube de Guimarães e da Arriva, a Expo Clássicos contou com cerca de 200 automóveis e motos antigas, que preencheram todos os espaços disponíveis do Multiusos de Guimarães, registando nos dias 27 e 28 de outubro uma excelente adesão de público.
Além da exposição central em que estiveram representados carros emblemáticos do cinema, a Expo Clássicos contou com a exibição de filmes, peças de teatro e passeios e concentrações de clubes de automóveis e motos antigos.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães (Domingos Bragança) e o Chefe de Estado Maior do Exército (General Nunes da Fonseca) marcaram presença no evento realizado no Multiusos de Guimarães.
Na cerimónia de abertura, Amadeu Portilha, presidente da Tempo Livre garantiu ser “sempre um gosto promover a Expo Clássicos, uma feira que já tem uma marca especial no calendário do Multiusos de Guimarães”. Amadeu Portilha enalteceu e agradeceu o empenhamento e colaboração de todos os que viabilizaram o certame, nomeadamente o Clube de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães, o Cineclube de Guimarães, a Arriva e os expositores e clubes que participam no evento.
Referindo que o tema da Expo Clássicos deste ano resultou de um “processo prolongado e complicado de concretizar”, Carlos Baptista, Presidente do Clube de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães, salientou que foi muito gratificante o trabalho desenvolvido em parceria pela coletividade que lidera, o Cineclube de Guimarães e a Tempo Livre.
“Procuramos estabelecer um critério entre filmes mais e menos conhecidos mas em que todos eles os carros são, seguramente, desejáveis, interessantes e referências”, explicou Carlos Mesquita, Presidente do Cineclube de Guimarães, anotando que “nunca tínhamos feito um ciclo de cinema onde o tema fossem os carros e acabamos a programar alguns dos filmes, que achamos interessantes, numa parceria muito positiva com o Clube de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães a quem agradecemos o convite, assim como à Tempo Livre”.

Em colaboração com o Cineclube de Guimarães foram exibidos no certame, numa tenda especificamente montada para o efeito no interior do Multiusos de Guimarães, os filmes “A Ultrapassagem” (Dino Risi, 1962), “The Italian Job” (Peter Collinson, 1969), “Drive” (Nicolas Winding Refn, 2011), Bullitt (Peter Yates, 1968) e “Thelma & Louise” (Ridley Scott, 1991).  No Teatro Bus (um autocarro que é um palco que estará na Expo Clássicos no âmbito de uma parceria com a Arriva), a Companhia de Teatro de Santo Tirso apresentou na Expo Clássicos as peças “Arlequim, Recicla assim” e “Chef Giovanni e o tesouro da alimentação saudável”.
A edição de 2018 da Expo Clássicos teve as galerias do primeiro piso do Multiusos de Guimarães integralmente reservadas para a presença de expositores (comércio de peças, motociclos e velocípedes com e sem motor, automobilia).
“Por mérito, a Expo Clássicos conquistou o seu espaço, apresentando exemplares do nosso património automobilístico no Multiusos de Guimarães, palco dos mais prestigiados eventos recreativos, desportivos e culturais de âmbito nacional e internacional. A adesão dos expositores e a crescente participação do público entusiasma-nos a surpreender quem nos visita, constituindo mais uma oportunidade de promovermos, igualmente, a cultura vimaranense”, referiu Domingos Bragança na mensagem dirigida aos participantes no certame.
Domingos Bragança realçou que “Guimarães, um dos maiores “lugares de memória” nacionais, é uma cidade e um concelho de património, tradição e vida em comunidade. Somos um território onde a História e a contemporaneidade se cruzam em coerência. Um território onde a criação e a inovação coabitam em simetria com as tradições e o património. Um território onde se alimenta a memória e se produz a memória futura”. “Uma década de exposições depois, o 11º Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães continua a justificar por que razão mantém os seus índices de notoriedade, fazendo parte dos mais qualificados certames que se realizam em Guimarães””.
O programa da Expo Clássicos incluiu diversos passeios que culminam no Multiusos de Guimarães, nomeadamente do Núcleo Carochas do Berço - VW AR Clube de Portugal, Vespa Clube Guimarães, Clube Desportivo 80/90, Clube de Motorizadas Antigas de Guimarães, Bicavalaria do Minho e Encontros Informais Clássicos de Guimarães.

No calendário nacional de eventos associados à cultura dos clássicos, a Expo Clássicos diferencia-se pelas exposições temáticas, oferecendo ao público visitante a oportunidade de contactar com a história automóvel durante dois dias.
A Expo Clássicos já apresentou em Guimarães “Os Carros da Presidência” (2012, com a colaboração do Museu da Presidência), “Clássicos Desportivos” (2013, integrado na celebração do título Guimarães Cidade Europeia do Desporto e que contou com a colaboração de ex-pilotos de ralis, clubes e colecionadores particulares), os “Clássicos Militares” (2014, exposição que assinalou os 40 anos do 25 de abril e o primeiro centenário da I Guerra Mundial, em colaboração com a Associação Nacional de Veículos Militares e Associação 25 de Abril), uma mostra de Transportes Públicos de Passageiros (2015), “Clássicos em férias” (2016), tendo a edição de 2017 assinalado o décimo aniversário do certame.
A Expo Clássicos conquistou o seu espaço e apresenta-se hoje como um evento importante na promoção e divulgação dos automóveis e motos clássicos, da sua história, do seu valor patrimonial e na valorização dos setores de atividade associados à cultura dos clássicos.
A excelente e crescente participação do público e dos expositores confirma o certame como uma referência, algo que entusiasma e motiva a organização no sentido de surpreender a cada nova edição.
A Expo Clássicos teve o apoio do Município de Guimarães, Cineclube de Guimarães e Arriva, sendo media partners a Topos & Clássicos, Auto Vintage, Jornal dos Clássicos, Rádio Santiago, Comércio de Guimarães, Desportivo de Guimarães e Guimarães TV.
voltar
22 a 25 de novembro
Guimarães Wine Fair
Provas de vinhos, compra imediata e atribuição de medalhas na maior loja de vinhos temporária em Portugal
ler mais

Multiusos implementa copos reutilizáveis
Projeto promove a utilização de copos reutilizáveis em substituição dos copos de plástico descartável
ler mais
2 de dezembro
In Market
Moda para pais e filhos, decoração e acessórios numa seleção cuidada de marcas
ler mais
15 de dezembro
Mariza no Multiusos
A mais internacional artista Portuguesa apresenta o sétimo álbum de estúdio, em primeira mão, no Multiusos de Guimarães
ler mais
30 de dezembro (15 e 18 horas)
Panda e os Caricas - O Musical
Novo espetáculo infantil "Panda e os Caricas" apresentado no Multiusos de Guimarães
ler mais
16 de fevereiro
João Pedro Pais em Guimarães
Com vinte anos de carreira e milhares de discos vendidos, João Pedro Pais tem concerto marcado para o Multiusos de Guimarães
ler mais

Concerto de Richie Campbell cancelado
Questões familiares inviabilizam atuação de Richie Campbell que espera contar com todos os fãs numa próxima data no Multiusos
ler mais
2019
Guimarães candidata à Taça do Mundo de Ginástica
Federação de Ginástica de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e a Tempo Livre, formalizou candidatura
ler mais
2020
Mundial de Ténis de Mesa em Guimarães
Multiusos de Guimarães será o palco do Campeonato do Mundo de Juniores de Ténis de Mesa em 2020
ler mais
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz