registe-se
recuperar password
Multiusos de Guimarães
Expo Clássicos com balanço muito positivo
Balanço muito positivo levou ao agendamento da próxima edição para os dias 28 e 29 de outubro de 2017
A Expo Clássicos - 9º Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães, realizada no Multiusos de Guimarães nos dias 22 e 23 de outubro, encerrou com um balanço muito positivo tendo conduzido ao agendamento de uma nova edição para 28 e 29 de outubro de 2017.
No Multiusos de Guimarães e registando a presença de mais de uma centena de expositores, com o público a aderir de forma muito expressiva, a Expo Clássicos teve como tema central “Clássicos em férias” com a apresentação de veículos clássicos associados ao caravanismo e campismo, mas também ao lazer, aos passeios de fim-de-semana e às grandes viagens. No certame organizado conjuntamente pela Tempo Livre e pelo Clube de Automóveis Antigos e Guimarães (CAAG), em parceria com a Associação Momentos VW, foi reconstituído o ambiente de férias em campismo, com a apresentação de uma coleção de autocaravanas VW (“pão-de-forma” e Westfalia, do modelo T1 ao T6), às quais se juntaram outros veículos emblemáticos: VW Country, VW Caddy, “carocha”, VW 356, “buggy”, VW Type 181 (“Trekker”). Além da colecção da VolksWagen, foi instalada uma esplanada da “Creparia Paris” (que funciona a bordo de uma VW “pão-de-forma” T2) e uma parede de escalada.
A par da exposição central dedicada aos “Clássicos em férias”, foram  assinaladas efemérides de marcas e modelos que completam entre 30 a 80 anos de idade: 80 anos do Fiat 500 (Hall de entrada, exposição cronológica com apoio da Gamobar Guimarães); 70 anos da Vespa (com apoio do Vespa Clube de Guimarães)e 50 anos do Toyota Corolla
Na Expo Clássicos foi assinalado o aniversário de outras marcas e modelos históricos como o caso dos BMW 2002 (ti, tii e turbo), BMW 1603, Austin A35, VW Polo G40, Ford Cosworth e Ford Escort Cosworth, Mercedes 123 – 300, Volvo (P1800), Renault 4C.
O piloto Jorge Ortigão participou numa sessão de autógrafos no stand da Toyota - 50 anos Toyota Corolla. Jorge Ortigão foi piloto de ralis, principalmente ao volante dos Toyota (Starlet e Corolla) e esteve presente em, pelo menos, 16 edições do Rali de Portugal. Nos anos 80 e 90 foi um dos pilotos portugueses mais acarinhados pelos adeptos e continua a ser um ídolo para muitos.
Associaram-se à Expo Clássicos meia centena de clubes, museus e associações, bem como vários colecionadores particulares oriundos de vários pontos do país. O anel de galerias, no primeiro piso do Multiusos de Guimarães, foi inteiramente reservado para a presença de expositores com comércio de peças, motociclos e velocípedes com e sem motor, automobília. Este espaço, à semelhança do que sucedeu em anos anteriores esgotou a duas semanas do início do evento o que demonstra bem o reconhecimento que os especialistas concedem à Expo Clássicos – Guimarães.
No calendário nacional de eventos associados à cultura dos clássicos, a Expo Clássicos diferencia-se pelas exposições temáticas, oferecendo ao público visitante a oportunidade de contactar com a história automóvel durante dois dias.
A Expo Clássicos já apresentou em Guimarães “Os Carros da Presidência” (2012, com a colaboração do Museu da Presidência), “Clássicos Desportivos” (2013, integrado na celebração do título Guimarães Cidade Europeia do Desporto), a exposição “Clássicos Militares” (2014, exposição que assinalou os 40 anos do 25 de abril e o primeiro centenário da I Guerra Mundial) e uma Mostra de Transportes Públicos de Passageiros (2015) com a apresentação de veículos clássicos que voltaram à estrada décadas depois de terem feito a história ao serviço de companhias e empresas portuguesas que permanecem na memória de muitos.
Tendo conquistado o seu espaço, a Expo Clássicos apresenta-se hoje como um evento importante na promoção e divulgação dos automóveis e motos clássicos, da sua história, do seu valor patrimonial e na valorização dos setores de atividade associados à cultura dos clássicos.
A excelente e crescente participação do público e dos expositores confirma o certame como uma referência, algo que entusiasma e motiva a organização no sentido de surpreender a cada nova edição.
A Expo Clássicos - 9º Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e os patrocinadores Lameirinho, Gelados Olá e FNAC, sendo media partners a Topos & Clássicos, Auto Vintage, Rádio Santiago, O Comércio de Guimarães, Desportivo de Guimarães e Guimarães TV.
A próxima edição decorrerá, no Multiusos de Guimarães, nos dias 28 e 29 de outubro de 2017.



 

voltar
6 de mai0
Filho da Treta
José Pedro Gomes e António Machado apresentam no Multiusos de Guimarães a comédia "Filho da Treta"
ler mais
1 de abril
UHF - Sinfónico
Os UHF sobem ao palco do Multiusos de Guimarães com a Orquestra Nacional de Jovens, sob a direção do Maestro Cristiano Silva
ler mais

Campeonato da Europa Jovem de Ténis de Mesa
Guimarães acolhe o Campeonato da Europa Jovem de Ténis de Mesa. No mês anterior, será promovido um Torneio de Ginástica Artística
ler mais

15 anos do Multiusos de Guimarães
Aniversário do Multiusos de Guimarães assinalado com um espetáculo único de António Zambujo com a Orquestra de Guimarães
ler mais
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz