registe-se
recuperar password
Em Guimarães
Plano inédito de promoção da atividade física
Projeto promoção da Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, foi apresentado pela autarquia e pela Tempo Livre
Plano Municipal de Promoção da Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida de Guimarães. É assim que se designa este novo projeto que visa definir uma estratégia global e integrada para o aumento do número de praticantes de atividade física no concelho. Esta sexta-feira, 6 de abril, decorreu a primeira reunião do Conselho Consultivo, presidido por Pedro Sarmento Lopes, professor na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. “Não é habitual encontrar uma organização com todo este envolvimento. O que se está a passar é algo completamente novo. Não estamos habituados a trabalhar o desporto com a saúde, universidades, autarquias e parques empresariais. O que está a acontecer é algo totalmente novo”, sublinhou Pedro Sarmento Lopes, no final da reunião que decorreu no Multiusos de Guimarães.
Nesta primeira reunião foram abordados alguns dados de diagnóstico à realidade local, considerando os alertas e advertências apontados pelos mais recentes estudos e relatórios da Organização Mundial de Saúde e da União Europeia (Eurobarómetro 472), e em sintonia com as Orientações da União Europeia para a Atividade Física, Programa Nacional de Desporto Para Todos, Plano Nacional de Atividade Física e Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, da Saúde e do Bem-estar.
A estratégia envolverá o empenho de diferentes entidades que por iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Guimarães e da Tempo Livre serão agregadas a este Plano Municipal, designadamente a ARS Norte/Direção Geral de Saúde, Universidade do Minho, juntas de freguesia, associações desportivas, entidades privadas e IPSS, estabelecimentos de ensino e unidades de saúde.
Através de um projeto a implementar pelo Centro de Estudo de Desporto de Guimarães, “será possível perceber como tudo se conjuga e se interliga por forma a usar de forma competente o levantamento de dados que está já a ser executado”, explicou o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães. “A maioria das pessoas dizem que a atividade física aumentou em Portugal nos últimos anos, mas é uma simples perceção. A realidade dos números dos estudos existentes demonstra o contrário. Importa perceber porque é que acontece e o que tem de ser feito, não só ao nível desportivo, mas também na educação, ao nível social e até empresarial. Importa saber como é que as empresas podem contribuir para o aumento da atividade física em Portugal”, referiu Ricardo Costa.
O Plano Municipal de Promoção da Atividade Física pretende aumentar os índices de atividade física regular e prática desportiva, generalizar a prática desportiva em idade escolar, impulsionar o desporto como uma ferramenta de inclusão social, reduzir diferenças em termos de prática desportiva entre homens e mulheres, incrementar os índices de saúde, bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Será definida uma estratégia de acompanhamento através de diagnóstico, planeamento, gestão e monitorização, definido para o ciclo de 2018-2025.
O Conselho Consultivo está representado pela Câmara Municipal de Guimarães, Tempo Livre, Universidade do Minho, Direção Geral de Saúde, Centro Médico do Desporto de Guimarães, Centros de Saúde do Alto Ave, Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Instituto Politécnico de Viseu/Escola Superior de Desporto, Instituto Português do Desporto e Juventude e Coordenação Distrital do Desporto Escolar.


voltar
21 de abril
Sarau de Dança e Fitness
Festival de promoção da atividade física e de exibição das disciplinas desenvolvidas por instituições do concelho
ler mais
22 de abril
Sarau de Ginástica Solidário
Receitas do sarau de ginástica revertem para a Cercigui e a APCG
ler mais
28 de abril
Guimarães in the night
As Manhãs da Comercial pela primeira vez em Guimarães num espetáculo agendado para o Multiusos
ler mais
5 de maio
Rui Veloso no Multiusos de Guimarães
Músico revisitará os mais importantes temas da sua carreira
ler mais
Guimarães
Formação Executiva para Dirigentes Desportivos
“Organização de Eventos Desportivos” é o tema do próximo módulo do Curso de Formação Executiva para Dirigentes Desportivos
ler mais
26 e 28 de abril / 11 e 12 de maio
Curso “Lesão no Desporto: Como atuar?”
Tempo Livre promove curso de formação dirigido a técnicos de clubes e associações desportivas do concelho de Guimarães
ler mais
10 de novembro
Tony Carreira - 30 anos de canções
Tony Carreira celebra 30 anos de canções no Multiusos de Guimarães
ler mais
15 de dezembro
Mariza no Multiusos
A mais internacional artista Portuguesa apresenta o sétimo álbum de estúdio, em primeira mão, no Multiusos de Guimarães
ler mais
Guimarães
Exame médico-desportivo
Centro de Medicina Desportiva de Guimarães (CMAD) promove prática desportiva em segurança
ler mais
Preenchimento online
Inquérito SW-UP
Questionário sobre prática de desporto e atividade física e recreativa ao ar livre, especialmente orientado para as mulheres
ler mais
Complexos de Piscinas
Certificação da avaliação da sustentabilidade
Complexos de Piscinas geridos pela Tempo Livre obtiveram a certificação da avaliação da sustentabilidade
ler mais

Tempo Livre no Global Active City
Tempo Livre representou Guimarães na reunião do projecto Global Active City
ler mais
Guimarães no projeto SW-UP
Desporto seguro para mulheres em ambiente urbano
Estudo europeu identificará barreiras que impedem mais mulheres de utilizarem os espaços urbanos para a prática desportiva
ler mais
Gala do Desporto
Guimarães distinguiu mérito desportivo
Gala do Desporto de Guimarães homenageou António Silva, Allan Cocato, Nelson Silva e os adeptos do Vitória Sport Clube
ler mais
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz