registe-se
recuperar password
Janeiro de 2021
Comissão Europeia aprova projeto da Tempo Livre
Projeto SPACHE - Desporto e Atividade Física em Ambientes com Património Cultural envolve seis países da União Europeia.

A Tempo Livre viu aprovado pela Comissão Europeia uma candidatura ao programa Erasmus + Sport com o projeto SPACHE (acrónimo que em inglês significa Sport and Physical Activity in Cultural Heritage Environments) que pretende aumentar a prática desportiva e a atividade física dos cidadãos aproveitando recursos do património cultural.
O consórcio será coordenado pela Tempo Livre (Portugal) que terá como missão a implementação do projeto. O SPACHE envolve seis países da União Europeia – Portugal, Itália, França, Alemanha, Holanda e Eslovénia representados por nove entidades - a Tempo Livre, que coordena o projeto (Portugal) e os restantes parceiros colaborativos: Câmara Municipal de Guimarães (Portugal), Comune de Gargnano (Itália), Alto Garda Volleyball (Itália), IRS- Institute for Social Research (Itália), Olympic Committee of Slovenia–Association of Sports Federations OCS-ASF (Eslovénia), Tafisa - The Association For International Sport for All (Alemanha), Sport Fryslân (Holanda) e a associação Sport et Citoyenneté (França).
Para além da promoção da atividade física, o projeto SPACHE também pretende fortalecer a participação cultural, o sentimento de identidade local e europeia, e promover uma mobilidade ativa e sustentável. As entidades parceiras que integram o SPACHE têm trabalho reconhecido na área do desporto, promoção da atividade física, cultura e património, para além de uma longa experiência na gestão de políticas públicas e investigação social.
O património cultural como alavanca para potenciar o desporto e a atividade física constitui o ponto de partida do SPACHE. O consórcio vai desenvolver uma pesquisa nos países parceiros tendo em vista a apresentação de um modelo de ação e de boas práticas. A partir das conclusões do estudo, e através de processos participativos, os parceiros do projeto irão conceber e implementar quatro programas piloto em quatro dos países participantes (Portugal, Itália, Eslovénia, Holanda).
Os programas-piloto preveem ações com foco no património cultural enquanto território para novos usos tais como a atividade física e desportiva regular não competitiva, incluindo, entre outras, caminhadas orientadas em percursos históricos ou ginástica em espaços culturais.
O SPACHE avaliará os impactos sociais dos programas-piloto e, com base em conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, os parceiros criarão módulos educacionais (por exemplo, workshops, webinars) e ferramentas operacionais, tais como manuais (para capacitação de instrutores, professores, guias). Estes suportes serão amplamente divulgados, a fim de aumentar a sensibilização da comunidade e os decisores políticos, na Europa e em cada um dos países parceiros, para que considerem o património cultural e histórico como um território onde a atividade física e o desporto para todos e não competitivo também pode desenvolver-se.

voltar
SPACHE - Desporto e Atividade Física em Ambientes com Património Cultural
24 de novembro de 2020
Tempo Livre encerra temporariamente instalações
Medida enquadra-se no estado de emergência, segue recomendações do Conselho de Ministros e orientações da Direção Geral de Saúde
ler mais
Inscrições abertas
Barriguinhas Desportistas
«Barriguinhas Desportistas» promove exercício físico, saúde e bem estar para grávidas. Inscrições gratuitas.
ler mais
29 de maio de 2021
Tony Carreira - "Estou aqui" adiado para maio
Novo adiamento da tour e reagendamento do concerto para 29 de maio de 2021 foi motivado pelos desenvolvimentos da Covid-19.
ler mais
6 de março 2021
Espetáculo de Luccas Neto adiado
Youtuber brasileiro apresentará no Multiusos o espetáculo "Luccas Neto e a Escola de Aventureiros"
ler mais
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz