A adesão dos agentes desportivos foi surpreendente e em três dias as vagas disponíveis esgotaram. A ação de formação (credenciada) está orientada para a capacitação de dirigentes, agentes e técnicos desportivos locais em geral.
A quarta edição do Curso de Formação Executiva para Dirigentes Desportivos Locais tem início no próximo dia 3 de março, em regime online, devido à situação pandémica. Esta iniciativa contempla cinco sessões que se realizam durante o mês de março, às quartas feiras, das 18 às 21 horas, e é promovida pela Tempo Livre, através do Centro de Estudos do Desporto.
A ação formativa tem como objetivos gerais capacitar dirigentes desportivos locais com ferramentas e conhecimentos nas áreas de gestão desportiva, sociologia do desporto, planeamento, infraestruturas e instalações, envolver o tecido dirigente local em programas de formação que contribuam para aumentar a qualificação dos dirigentes desportivos, e responder, com ações práticas de formação, a alguns dos problemas que os dirigentes desportivos enfrentam no exercício das suas funções.
No programa da quarta edição do curso de dirigentes serão abordados temas como organização e gestão de um departamento de formação, ética e integridade no desporto, planeamento e infraestruturas, igualdade de género no desporto e o papel social do clube.
São oradores convidados José Couceiro (Federação Portuguesa de Futebol), Belarmino Dias (AF Braga), Filipe Fontes (Câmara Municipal de Guimarães), Mónica Jorge (Federação Portuguesa de Futebol) e Jorge Miranda (Fundação Benfica).
O curso destina-se a licenciados em Educação Física, técnicos de atividades desportivas para validação no IPDJ (TPTEF - Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico e DT – Diretor Técnico), dirigentes desportivos e público em geral com aptidão e gosto pela área do desporto.
PROGRAMA
3 de março - Organização e gestão de um Departamento de Formação
Saber como estruturar e organizar um departamento de formação. Importância de apostar em recursos humanos qualificados e definição clara de objetivos para a formação. Como articular a formação com a equipa sénior numa lógica global de crescimento do clube. Reflexão sobre os objetivos da formação nos clubes.
Orador: José Couceiro (Federação Portuguesa de Futebol)
10 de março - Ética e integridade no desporto
Reflexão sobre o papel do dirigente desportivo como promotor da ética e integridade nos seus clubes e como o agente que deve atuar proactivamente na transmissão efetiva dos valores associados à prática desportiva. O poder e a influência do dirigente nos comportamentos em contexto desportivo. O poder das redes sociais no clima desportivo.
Orador: Belarmino Dias (AF Braga)
17 de março - Planeamento e Infraestruturas
Importância das infraestruturas no desenvolvimento dos jovens e na promoção adequada da prática desportiva. Estratégias a seguir relativamente à manutenção das instalações e planeamento de obras futuras. Projetos e fundos aos quais os clubes se podem candidatar para desenvolver as suas instalações. Legislação e normas para infraestruturas desportivas.
Orador: Filipe Fontes (CM Guimarães)
24 de março - Igualdade de género no desporto
Conhecer a realidade feminina no desporto em Portugal. Obstáculos à participação das mulheres no desporto. Importância da promoção da Igualdade de género no desporto e do romper com os estereótipos de géneros associados à prática desportiva. Iniciativas de desenvolvimento e promoção da prática desportiva feminina.
Oradora: Mónica Jorge (Federação Portuguesa de Futebol)
31 de março - O papel social do clube
Reflexão sobre a responsabilidade social do clube. De que forma as associações desportivas se devem relacionar e cooperar com outras instituições, em benefício da comunidade em que estão inseridas. Quais os valores aliados à prática desportiva que devem ser veiculados pelo clube. Exemplos de estratégias e de projetos que podem seguir, como a Fundação Benfica.
Orador: Jorge Miranda (Fundação Benfica)
Datas: 3, 10, 17, 24 e 31 de março
Horário: 18h00 às 21h00
Organização: Tempo Livre, Centro de Estudos do Desporto
Regime: Online
Duração: 15 horas.
Creditação: 3 UC para renovação do título de TEF/DT e TD.
Inscrições: Vagas disponíveis ESGOTADAS
Informações: cedg@tempolivre.pt
|