registe-se
recuperar password
22 de fevereiro
Guimarães: menos 3256 jovens no desporto federado
Diminuição deve-se ao impacto provocado pela pandemia Covid-19 no desporto federado no concelho de Guimarães.

A pandemia Covid-19 teve um impacto muito negativo no desporto federado no concelho de Guimarães. De acordo com os resultados obtidos no âmbito de um levantamento realizado pelo Centro de Estudos do Desporto de Guimarães (CEDG), verificou-se uma redução de 3256 jovens a praticar desporto nos escalões de formação e menos 3112 praticantes no desporto federado, considerando apenas as principais modalidades coletivas (andebol, basquetebol, futebol, futsal, hóquei em patins e voleibol). Em 2019/20 estas modalidades representavam 4608 praticantes federados em Guimarães, quando na época 2020/21 contam-se apenas 1496 praticantes.
No relatório disponibilizado pelo CEDG – intitulado Impacto da pandemia Covid-19 no desporto federado no concelho de Guimarães - os escalões de formação, cujas competições nas modalidades coletivas estão suspensas desde março de 2020, foram particularmente afetados com uma diminuição em 88% no número de praticantes, representando menos 3256 crianças ou jovens a fazer desporto federado em Guimarães. Futebol, futsal e hóquei em patins, foram as modalidades mais penalizadas nos escalões de formação, com quebras no número de praticantes superiores a 90%.
Analisando por género, verificou-se uma maior diminuição da prática desportiva no género masculino, com menos 71,53% de praticantes, em comparação com o género feminino, onde a redução foi de apenas 37,84%.
Os resultados obtidos no concelho de Guimarães acompanham a tendência nacional onde as federações de andebol, basquetebol, futebol, patinagem e voleibol, assinalam menos 173 mil jovens a praticar desporto, o que representa uma diminuição de 78,5% no número de praticantes, em comparação com a época anterior.
Este estudo surge enquadrado no contexto de pandemia que dura há aproximadamente um ano e que continua a ter forte impacto na prática desportiva. Com a realização deste levantamento pretendeu-se identificar o real impacto da pandemia no concelho de Guimarães e fazer a comparação de dados entre a época desportiva de 2019/20 e a de 2020/21, percebendo as dinâmicas nas diferentes modalidades e no número praticantes.
As federações de andebol, basquetebol, futebol, patinagem e voleibol, integram mais de 50% do número total de praticantes federados em Portugal. Em Guimarães essas federações representam quase 60% do número de praticantes. Estas cinco federações criaram em 2020 um grupo estratégico de trabalho para dar resposta ao impacto da pandemia no desporto.
A recolha de informação para a realização do estudo foi realizada entre o dia 21 de dezembro de 2020 e 8 de janeiro de 2021, junto das federações e associações regionais. Numa primeira fase os contactos estabeleceram-se por correio eletrónico e posteriormente reforçados por telefone. A primeira recolha foi feita junto das federações e só depois, por indicação destas, ou pela impossibilidade de obtenção de dados, efetuaram-se contactos com associações locais.

voltar
Relatório sobre o Impacto da pandemia Covid-19 no desporto federado em Guimarães
23 de fevereiro
Instalações desportivas alvo de intervenção
Novo sistema de som na Pista de Atletismo e obras de impermeabilização na Piscina de Moreira
ler mais
fevereiro de 2021
Tempo Livre colabora com Gabinete do Cuidador
A Tempo Livre é uma das 22 entidades parceiras do projeto “Guimarães Concelho Cuidador”, que tem por missão apoiar cuidadores.
ler mais
3 a 31 de março 2021
Curso para dirigentes desportivos: vagas esgotadas
Adesão à ação de formação para capacitação de agentes e técnicos desportivos foi surpreendente.
ler mais
6 de março 2021
Jornadas do Exercício Físico e Saúde na gravidez
Sessão formativa é dirigida a mulheres grávidas e puérperas, técnicos de exercício físico e profissionais de saúde.
ler mais
2 de fevereiro
Desporto em ambientes com património cultural
Projeto inovador arrancou em Guimarães e envolve seis países europeus. Objetivo: promover atividade física e identidade cultural.
ler mais
Janeiro de 2021
Não fique parad@!
Tempo Livre promove aluguer de material desportivo para estimular atividade física em confinamento.
ler mais
Janeiro de 2021
Subscreva a newsletter da Tempo Livre
Receba no seu email a newsletter da Tempo Livre com todas as informações sobre atividades, serviços e instalações desportivas.
ler mais
Janeiro de 2021
Comissão Europeia aprova projeto da Tempo Livre
Projeto SPACHE - Desporto e Atividade Física em Ambientes com Património Cultural envolve seis países da União Europeia.
ler mais
Inscrições abertas
Barriguinhas Desportistas
«Barriguinhas Desportistas» promove exercício físico, saúde e bem estar para grávidas. Inscrições gratuitas.
ler mais
29 de maio de 2021
Tony Carreira - "Estou aqui" adiado para maio
Novo adiamento da tour e reagendamento do concerto para 29 de maio de 2021 foi motivado pelos desenvolvimentos da Covid-19.
ler mais
4 de setembro
Luccas Neto no Multiusos em setembro
Youtuber brasileiro apresentará no Multiusos o espetáculo "Luccas Neto e a Escola de Aventureiros"
ler mais
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz