No cumprimento da sua missão para promover a atividade física e o desporto para todos, a Tempo Livre tem desenvolvido uma vasta atividade e implementado serviços que a tornaram numa referência nacional e internacional. Os resultados deste trabalho proporcionam à Tempo Livre uma presença ativa nas redes europeias do movimento do desporto para todos.
Para cumprir com a sua missão, a TEMPO LIVRE dispõe, atualmente, de um quadro técnico composto por um total de 89 pessoas, entre gestores desportivos, gestores de projeto, professores de educação física, treinadores, pessoal administrativo, técnicos, pessoal de logística e de manutenção.
Há mais de 20 anos que o trabalho diário da Tempo Livre está consignado à democratização do desporto em Guimarães. Esta trajetória acompanhou o investimento público em instalações desportivas que contribuíram, por um lado, para a introdução do desporto no lazer da comunidade e, por outro, para a promoção do desporto e da prática desportiva mais competitiva.
Seguindo as orientações emanadas do município quanto à implementação da política municipal de desporto, a TEMPO LIVRE aplica as melhores práticas para a gestão de instalações desportivas, desenvolve e implementa atividades e programas de promoção da atividade física e do desporto para todos, bem como promove a iniciação desportiva apoiando projetos inovadores.
A TEMPO LIVRE orgulha-se de funcionar como incubadora de novas modalidades desportivas. É um exemplo de sucesso no apoio dado a grupos informais que se transformaram em clubes cujos praticantes em poucos anos conquistaram um lugar de destaque em competições nacionais e internacionais. Constituem exemplo dessa boa prática as modalidades de râguebi, patinagem artística, corfebol, speedminton e futsal feminino.
Com a conquista, em 2013, do título de Cidade Europeia do Desporto, Guimarães tornou-se a primeira cidade portuguesa a receber este prémio e a implementar um programa de atividades, de dimensão nacional e internacional, ao longo desse ano. Toda a organização e implementação do programa foi atribuída à TEMPO LIVRE.
Com a criação dos cinco eixos de programação da CED2013 – “Desporto e Cultura”, “Formação e Qualificação”, “Eventos Desportivos”, “Desporto para Todos” e “Investigação e Conhecimento” – lançaram-se as bases para novas projetos, atividades e serviços.
Esse processo culminou com a criação do Centro de Estudos do Desporto (CEDG), a dinamização de programas de iniciação desportiva para crianças em idade escolar (com o programa Descolar), implementação de atividades para seniores (programa Vida Feliz), sem esquecer públicos que requerem apoio específico.
Estes e outros programas e projetos conduziram a Tempo Livre para a rede internacional. Na última década a Tempo Livre esteve envolvida com projetos e parceiros europeus que reconhecendo o valor do trabalho desenvolvido em Guimarães colocam a Tempo Livre como parceira imprescindível nos diferentes grupos de trabalho.
Serviços Desportivos
Rede Internacional
Participação da Tempo Livre em projetos, programas e reuniões com parceiros europeus:
Temos como objetivo o incentivo da prática desportiva no Concelho de Guimarães, privilegiando a igualdade de oportunidades do acesso ao desporto não competitivo, desenvolvendo projetos de animação sócio-desportiva e de ocupação dos tempos livres e de lazer.
Consulte o histórico da atividade desenvolvida pela Tempo Livre nos últimos 20 anos:
Tempo Livre © 2021. All Rights Reserved. Created by Design Me