EN PT
EN PT

ATIVIDADES

No cumprimento da sua missão para promover a atividade física e o desporto para todos, a Tempo Livre tem desenvolvido uma vasta atividade e implementado serviços que a tornaram numa referência nacional e internacional. Os resultados deste trabalho proporcionam à Tempo Livre uma presença ativa nas redes europeias do movimento do desporto para todos.

Para cumprir com a sua missão, a TEMPO LIVRE dispõe, atualmente, de um quadro técnico composto por um total de 89 pessoas, entre gestores desportivos, gestores de projeto, professores de educação física, treinadores, pessoal administrativo, técnicos, pessoal de logística e de manutenção.

Há mais de 20 anos que o trabalho diário da Tempo Livre está consignado à democratização do desporto em Guimarães. Esta trajetória acompanhou o investimento público em instalações desportivas que contribuíram, por um lado, para a introdução do desporto no lazer da comunidade e, por outro, para a promoção do desporto e da prática desportiva mais competitiva.

Seguindo as orientações emanadas do município quanto à implementação da política municipal de desporto, a TEMPO LIVRE aplica as melhores práticas para a gestão de instalações desportivas, desenvolve e implementa atividades e programas de promoção da atividade física e do desporto para todos, bem como promove a iniciação desportiva apoiando projetos inovadores.

A TEMPO LIVRE orgulha-se de funcionar como incubadora de novas modalidades desportivas. É um exemplo de sucesso no apoio dado a grupos informais que se transformaram em clubes cujos praticantes em poucos anos conquistaram um lugar de destaque em competições nacionais e internacionais. Constituem exemplo dessa boa prática as modalidades de râguebi, patinagem artística, corfebol, speedminton e futsal feminino.

Com a conquista, em 2013, do título de Cidade Europeia do Desporto, Guimarães tornou-se a primeira cidade portuguesa a receber este prémio e a implementar um programa de atividades, de dimensão nacional e internacional, ao longo desse ano. Toda a organização e implementação do programa foi atribuída à TEMPO LIVRE.

Com a criação dos cinco eixos de programação da CED2013 – “Desporto e Cultura”, “Formação e Qualificação”, “Eventos Desportivos”, “Desporto para Todos” e “Investigação e Conhecimento” – lançaram-se as bases para novas projetos, atividades e serviços. 

Esse processo culminou com a criação do Centro de Estudos do Desporto (CEDG), a dinamização de programas de iniciação desportiva para crianças em idade escolar (com o programa Descolar), implementação de atividades para seniores (programa Vida Feliz), sem esquecer públicos que requerem apoio específico.

Estes e outros programas e projetos conduziram a Tempo Livre para a rede internacional. Na última década a Tempo Livre esteve envolvida com projetos e parceiros europeus que reconhecendo o valor do trabalho desenvolvido em Guimarães colocam a Tempo Livre como parceira imprescindível nos diferentes grupos de trabalho.

 

Serviços Desportivos

  • Descolar – competição desportiva e lúdica inter-escolas do 1o ciclo
  • Vida Feliz – Programa de envelhecimento ativo para maiores de 55 anos
  • Miniolimpíadas – competição lúdica e desportiva para crianças até aos 5 anos
  • AEC/AAAF/CAF – coordenação dos Projetos de Enriquecimento Curricular nas Escolas do 1o Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância do concelho de Guimarães
  • Agym – Aulas de atividade física para adultos desenvolvidas no Pavilhão Inatel (Almor Vaz) e na freguesia de Infantas ( 2 grupos)
  • Barriguinhas Desportistas – Programa de atividade física para grávidas, orientado por técnicos especializados. No Multiusos de Guimarães e no Complexo de Piscinas pode encontrar resposta para as suas necessidades.
  • Férias Desportivas – Programa municipal de referência para ocupação de tempos livres do seu educando. Versando sobre a temática da atividade física, das 09h00 às 18h00 ocupe o seu filho com o melhor do Desporto e atividades lúdicas durante o seu dia. Crianças mais ativas e mais felizes.

 

Rede Internacional

Participação da Tempo Livre em projetos, programas e reuniões com parceiros europeus:

  • Active Wellbeing / Global Active City – Introductory Workshop – Liverpool (março de 2018).  
  • Projeto PACTE – Cidades Ativas, Educação Ativa, Locais de Trabalho Ativos, Mobilidade Ativa – Berlim, Liverpool, Bruxelas (2018, 2019)
  • REWISE – Projeto cofinanciado pela União Europeia para capacitação de pessoas com deficiência no desporto. (setembro de 2018).
  • ENSE Fórum 2019 – 15º Fórum da Rede Europeia de Desporto e Educação – Viena (setembro 2019)
  • SWUP – Sport for Women in Urban Places – Projeto cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia (janeiro de 2018 a junho de 2019)
  • Start to Talk – participação na campanha promovida pela União Europeia contra o assédio sexual no desporto com organização de um seminário com apoio do IPDJ (fevereiro de 2020)
  • SPACHE – Sport and Physical Activity in Cultural Heritage Environments – projeto cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia, coordenado pela Tempo Livre (janeiro 2021 a junho de 2023)

Publicações

Tempo Livre © 2021. All Rights Reserved. Created by Design Me