EN PT
EN PT
voltar

Inscrições abertas para as barriguinhas desportistas

«Barriguinhas Desportistas» promove exercício físico, saúde e bem estar para grávidas. Inscrições gratuitas.

O projeto de atividade física Barriguinhas Desportistas é pioneiro e promove a prática de exercício físico durante a gravidez. As sessões têm lugar no Multiusos de Guimarães (todas as terças e quintas-feiras das 09h00 às 10h00) e no Complexo de Piscinas Municipais (aos sábados, pelas 14h15). Professores e participantes terão de obedecer ao cumprimento das regras sanitárias estabelecidas e em vigor nas instalações).

A inscrição é obrigatória e efetuada através do preenchimento de formulário online tempolivre.esport.com.pt . No ato de inscrição as participantes têm de apresentar um atestado médico que confirme a sua robustez física e despiste qualquer situação clínica impeditiva da prática de atividade física.

Lançado pela primeira vez em 2015 e retomado em 2018 como resultado de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Tempo Livre, a Universidade do Minho e o Hospital de Guimarães – Senhora da Oliveira,Barriguinhas Desportistas é fruto do sucesso alcançado quando a Tempo Livre, apoiada pelas entidades parceiras, implementou serviços desportivos orientados para responder às necessidades específicas das grávidas.

O programa tem por missão combater o sedentarismo entre as grávidas e o aumento ponderal excessivo de peso durante a gestação, assim como fomentar práticas e estilos de vida saudáveis numa fase tão especial da vida da mulher.

Desde 2015 já participaram neste programa 179 mulheres e os resultados obtidos foram muito positivos. Efetivamente, está demonstrado que a prática de exercício físico na gravidez promove múltiplos benefícios não apenas para a grávida, mas também para o bebé. A diminuição de problemas de tensão arterial elevada e de diabetes, o controle do aumento de peso, a preparação do trabalho de parto e a diminuição de dores nas costas, são algumas das vantagens identificadas.

Desmistificar a prática de exercício físico durante a gravidez, aumentar o número de mulheres ativas e, consequentemente, mantê-las ativas após o parto, aumentar a probabilidade de os filhos de mães ativas se tornarem crianças ativas, e sensibilizar para os impactos positivos na saúde e bem-estar da mulher e do bebé, são algumas das conquistas que este inovador projeto persegue.

Tempo Livre © 2021. All Rights Reserved. Created by Design Me