EN PT
EN PT
voltar

Combate ao assédio sexual no desporto

A Tempo Livre e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) promovem no dia 12 de fevereiro, no Multiusos de Guimarães, a iniciativa “Start do Talk” que visa sensibilizar o movimento desportivo para o combate contra o abuso sexual de crianças e jovens no contexto do desporto e apelar para que contribuam com medidas de prevenção e resposta a este flagelo.

A iniciativa, de participação gratuita (inscrição obrigatória aqui) confere créditos de formação contínua (TD e TEF) e é promovida em colaboração com a Câmara Municipal de Guimarães e a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ).

A campanha “Start to Talk” foi lançada em Portugal em 2018 e é um dos resultados da participação de Portugal, através do Governo e do IPDJ-IP no projeto conjunto do Conselho da Europa e da Comissão Europeia – “Pro Safe Sport+”.

Uma em cada cinco crianças na Europa é vítima de abuso sexual, de acordo com a informação do Conselho da Europa. No Desporto, o abuso também acontece. É imperioso prevenir e proteger as crianças e jovens atletas deste crime. O reconhecimento da existência do problema no desporto, bem como a discussão de caminhos e implementação de medidas práticas, é essencial para resolvê-lo.

As inscrições devem ser formalizadas até ao dia 10 de fevereiro através do preenchimento do formulário disponível aqui.

 

PROGRAMA – “START TO TALK” GUIMARÃES
Multiusos de Guimarães, 12 de fevereiro de 2020

14h00: Receção dos participantes Exposição «Start to Talk»
14h30: Sessão de abertura Diretor Regional – Norte do IPDJ, Vítor Dias, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães – Marta Pinto. Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães – Ricardo Costa

15h00: Apresentação e enquadramento da Campanha Start to Talk
Centro de Estudos do Desporto de Guimarães / Tempo Livre, Paula Nogueira
15h15: Pausa
15h30: Painel: Vamos quebrar o Silêncio!

  • Moderação: Centro de Estudos do Desporto de Guimarães / Tempo Livre, Paula Nogueira
  • Comentário técnico-científico: Madalena Oliveira, Universidade do Porto, Psicologia e Ciências Forenses
  • Convidados:
    – Vítor Ribeiro, Treinador de Ginástica (Guimagym)
    – Sandra Traquino, Professora de Educação Física, coordenadora do curso Profissional Técnico de Desporto, Escola Básica e Secundária Santos Simões (Guimarães)
    – Filipe Ferreira, Professor de Educação Física, treinador de Karaté, dirigente desportivo e pai de duas atletas de alta competição
    – Ana Campos, Capitã da equipa feminina de futebol 11 do Vitória Sport Clube


17h00: Apresentação do kit de formação – Inácio Anjos, Técnico Superior da DRN/IPDJ
17h20: Sessão de encerramento – Presidente da Tempo Livre, Amadeu Portilha

Tempo Livre © 2021. All Rights Reserved. Created by Design Me