EN PT
EN PT
voltar

Desporto em ambientes com património cultural

Projeto inovador arrancou em Guimarães e envolve seis países europeus. Objetivo: promover atividade física e identidade cultural.

A primeira reunião do consórcio europeu do projeto SPACHE – Sport and Physical Activity in Cultural Heritage Environments, coordenado pela Tempo Livre e cofinanciado pela Comissão Europeia realizou-se esta terça feira (2 fevereiro). O encontro, que devido à pandemia teve de realizar-se online, contou com a participação de 30 representantes dos diferentes parceiros que integram o projeto.

O consórcio, no qual também participa a Câmara Municipal de Guimarães, envolve nove organizações e municípios com larga experiência na promoção da atividade física e do desporto para todos, em representação de Portugal, Alemanha, França, Itália, Países Baixos e Eslovénia.

Para além do estímulo à atividade física e desporto em contextos de património histórico, o projeto SPACHE também pretende fortalecer a participação cultural, o sentimento de identidade local e europeia, e promover uma mobilidade ativa e sustentável.
As atividades previstas no plano de trabalho contemplam quatro eixos distintos. Numa primeira fase será identificado o estado da arte em torno do uso do património cultural como alavanca para a promoção da atividade física e desporto. A revisão bibliográfica é acompanhada de um processo de levantamento de boas práticas que já associem as duas componentes – património e desporto.

Serão ainda implementados quatro programas piloto, um deles em Guimarães, e realizada uma sondagem que tem por objetivo avaliar o impacto social dos programas piloto, entretanto, implementados.

Desporto, cultura, turismo, mobilidade sustentável compõem o quadro de conceitos a explorar ao longo de todo o projeto que tem uma duração prevista de 30 meses. Durante este período serão realizadas cerca de 30 atividades, que confluirão para a produção de conteúdos, catálogos de boas práticas, guias e manuais, assim como conteúdos educativos, seis conferências e seminários nacionais e internacionais e seis reuniões transnacionais.
A gestão e coordenação do projeto é da responsabilidade da Tempo Livre.

Tempo Livre © 2021. All Rights Reserved. Created by Design Me