EN PT
EN PT
voltar

Reunião do projeto SW-UP

Guimarães participa em reunião do projeto europeu Erasmus + Sport – SW-UP (Sport for Women in Urban Places)

A Tempo Livre e a Câmara Municipal de Guimarães participam amanhã (14 de janeiro) numa reunião em vídeo-conferência do projeto Erasmus + Sport – SW-UP (Sport for Women in Urban Places) que decorrerá entre as 9 e as 11 horas.

Guimarães estará representada pela equipa de trabalho SW-UP e por três instituições parceiras (Cercigui, APCG e Fórum Municipal para as Pessoas com Deficiência) e fará a apresentação de um dos temas debatidos pelo grupo de trabalho “Planeamento inclusivo” centrado, fundamentalmente, na questão da acessibilidade às instalações desportivas e de lazer e à oferta desportiva para grupos de cidadãos inadaptados ou com necessidades especiais.

SW-UP (Sport for Women in Urban Places) é um projeto cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, e tem a Câmara Municipal de Guimarães e a Tempo Livre como entidades parceiras em representação de Portugal.

 A missão do projeto SW-UP enquadra-se nas políticas europeias de fomento da participação feminina no desporto e atividade física, e concede particular atenção às barreiras que as mulheres enfrentam, designadamente nos ambientes urbanos e tendo em vista torná-los mais acessíveis, seguros e amigáveis à prática desportiva.

Este projeto prevê a realização de eventos desportivos, seminários e palestras de sensibilização que visam o envolvimento da comunidade, a inclusão social a igualdade de oportunidades e uma consciencialização sobre a importância da atividade física na melhoria da saúde de todos, particularmente das mulheres. Será ainda realizado um evento conjunto que envolverá todos os parceiros do SW-UP e uma sondagem envolvendo os países parceiros.

O SW-UP Sport for Women in Urban Places tem como parceiros a ALDA – European Association for Local Democracy (Estrasburgo, França), entidade coordenadora do projeto, o IRS- Istituto per la Ricerca Sociale (Milão, Itália), a Câmara Municipal de Guimarães (Guimarães, Portugal), a Tempo Livre (Guimarães, Portugal), a Comune di Corbetta (Corbetta, Itália), a associação “Polisportiva Corbetta” (Corbetta, Itália), o Ajuntament de Granollers (Granollers, Espanha), o Mulier Instituut – Centrum Voor Sociaal-Wetens (Utrecht, Holanda), o município de Ramnicu Sarat (Roménia) e a cidade de Sofia – Capital Europeia do Desporto (Sofia, Bulgária).

Recentemente Guimarães partilhou os projetos do Centro de Deteção de Talentos Desportivos e do pioneiro Plano Municipal de Promoção da Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida no encontro internacional do “SW-UP Sport for Women in Urban Places”.

Os projetos vimaranenses, desenvolvidos pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Tempo Livre, mereceram destaque na newsletter do projeto europeu SW-UP que visa incentivar a participação feminina no desporto e atividade física.

Recorde-se que Guimarães participou também num encontro do SW-UP, na Roménia, durante o qual a Tempo Livre apresentou um projeto piloto que será implementado em Guimarães entre 8 de março e 7 de abril. Procurando incentivar as mulheres sedentárias para a oportunidade de melhorarem a sua condição física, saúde e bem-estar, com a simples prática regular de exercício físico, o projeto vimaranense assenta em três ações: atividade física aos domingos de manhã em quatro parques de lazer na cidade, quatro sessões de partilha de histórias de vida de mulheres ativas e uma caminhada.

A primeira iniciativa formativa a realizar em 2020 pelo CED-G terá lugar no dia 12 de fevereiro, no Multiusos de Guimarães e surge no âmbito da campanha europeia “Start to Talk” que pretende sensibilizar o movimento desportivo para o combate ao abuso sexual de crianças e jovens no contexto do desporto. A formação é organizada conjuntamente com o IPDJ e as inscrições (gratuitas) serão brevemente abertas.

No mês de março realiza-se a terceira edição do Curso de Formação de dirigentes Desportivos no seguimento do êxito alcançado com as primeiras edições. Este curso tem como missão capacitar os agentes desportivos com conhecimentos e informação que contribuam para um desempenho otimizado das suas funções de direção dos clubes desportivos. As palestras teóricas e as sessões práticas são asseguradas por académicos e especialistas que asseguram a qualidade da formação.

No dia 7 de março terão lugar as I Jornadas de Exercício Física e Saúde no Pré o Pós-Parto que têm o objetivo consciencializar as mulheres nas fases de pré e pós-parto para os benefícios da prática de exercício físico, assim como dar a conhecer as alterações que ocorrem em cada uma destas fases, reconhecendo os diferentes cuidados de saúde que podem e devem adotar para melhorar a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.

Em abril realiza-se a primeira edição do Curso de Comunicação no Desporto que terá lugar no Multiusos de Guimarães. Esta formação pretende dotar os formandos de conhecimentos e competências transversais à área da comunicação no desporto, que possam ser aplicadas no dia a dia da gestão da comunicação numa organização desportiva. Para este mês está agendada uma sessão do ciclo de conferências “O Desporto é um Assunto Sério”, no CCVF.

As I Jornadas de Envelhecimento Ativo – Vida Feliz realizam-se no dia 5 de maio e têm por objetivo proporcionar uma oportunidade de formação e partilha de experiências entre as entidades promotoras do programa Vida Feliz, técnicos de Educação Física e de saúde, outros especialistas e utentes do Vida Feliz. Esta atividade, promovida pela Tempo Livre /CEDG e Programa Vida Feliz, conta com a colaboração do ICVS da Universidade do Minho que, na ocasião, divulgará alguns aspetos do estudo de qualidade de vida sénior que está a realizar em Guimarães.

No segundo semestre será reeditado o curso “Lesões no desporto: Como Atuar?,” orientado para técnicos desportivos e profissionais de saúde, podendo o plano formativo ser ainda complementado com outras iniciativas.

Recorde-se que CED-G (Centro de Estudos do Desporto de Guimarães) da Tempo Livre tem como missão a qualificação e capacitação dos agentes desportivos locais e o enriquecimento da política desportiva do concelho, com base em ações de formação e estudos sobre a realidade desportiva e promoção da atividade física.

Tempo Livre © 2021. All Rights Reserved. Created by Design Me