EN PT
EN PT

SW-UP Sport for Women
in Urban Places

O projeto SW-UP Sport for Women in Urban Places é co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, e tem a Câmara Municipal de Guimarães e a Tempo Livre como entidades parceiras.

A missão do projeto SW-UP enquadra-se nas políticas europeias de fomento da participação feminina no desporto e atividade física, e concede particular atenção às barreiras que as mulheres enfrentam, designadamente nos ambientes urbanos e tendo em vista torná-los mais acessíveis, seguros e amigáveis à prática desportiva.

Este projeto prevê a realização de eventos desportivos, seminários e palestras de sensibilização que visam o envolvimento da comunidade, a inclusão social a igualdade de oportunidades e uma consciencialização sobre a importância da atividade física na melhoria da saúde de todos, particularmente das mulheres. Será ainda realizado um evento conjunto que envolverá todos os parceiros do SW-UP e uma sondagem envolvendo os países parceiros.

O SW-UP Sport for Women in Urban Places tem como parceiros a ALDA – European Association for Local Democracy (Estrasburgo, França), entidade coordenadora do projeto, o IRS- Istituto per la Ricerca Sociale (Milão, Itália), a Câmara Municipal de Guimarães (Guimarães, Portugal), a Tempo Livre (Guimarães, Portugal), a Comune di Corbetta (Corbetta, Itália), a associação “Polisportiva Corbetta” (Corbetta, Itália), o Ajuntament de Granollers (Granollers, Espanha), o Mulier Instituut – Centrum Voor Sociaal-Wetens (Utrecht, Holanda), o município de Ramnicu Sarat (Roménia) e a cidade de Sofia – Capital Europeia do Desporto (Sofia, Bulgária).

Ficheiros

Concluído o projeto SW-UP em que a Tempo Livre e a Câmara Municipal de Guimarães foram entidades parceiras, são disponibilizados os documentos resultantes dos estudos realizados.

O projeto SW-UP tem como objetivo principal tornar os espaços urbanos e de lazer mais amigáveis para a prática desportiva e da atividade física pelas mulheres e procura sensibilizar, tanto mulheres como homens, para os benefícios que a atividade física regular acrescenta à saúde.

1. Catálogo de Boas Práticas (em inglês)

2. Relatório da pesquisa “Towards gender equity in European outdoor sports” (em inglês)

3. Programa piloto Mulheres Mais Ativas (em português)

4. SWUP Roadmap (em português)

5. Relatório final “Participatory Assessment Report” (em inglês)

6. Relatório participativo (em português)

7. Relatório final com orientações SWUP para a promoção da atividade física feminina em ambientes urbanos amigáveis (em português)

8. Newsletter SW-UP #6

Tempo Livre © 2021. All Rights Reserved. Created by Design Me