EN PT
EN PT
voltar

Tempo Livre colabora com Gabinete do Cuidador

A Tempo Livre é uma das 22 entidades parceiras do projeto “Guimarães Concelho Cuidador”, que tem por missão apoiar cuidadores.


A iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, com colaboração da Cruz Vermelha e da CASTIIS-Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo, permitiu o estabelecimento do Gabinete do Cuidador.

Cinco áreas de intervenção serão dinamizadas para ajudar milhares de cuidadores informais – conhecimento (com criação de um observatório sobre a problemática dos cuidadores), apoio jurídico (com aconselhamento, sistematização de legislação), identificação de recursos (bolsa local de meios materiais, equipamentos e recursos humanos), capacitação (qualificação dos cuidadores) e comunicação (divulgação junto dos cuidadores, instituições e comunidade da atividade do gabinete).

No âmbito desta parceria, a Tempo Livre vai colaborar com a cedência de instalações para ações de formação e apoio com meios técnicos auxiliares. A Tempo Livre disponibiliza-se ainda a colaborar na identificação de cuidadores informais no âmbito das suas atividades de promoção da atividade física e desportiva, colaborando no seu encaminhamento para o Gabinete de Apoio ao Cuidador. A Tempo Livre também vai cooperar na divulgação do funcionamento do Gabinete de apoio ao Cuidador.

São parceiros deste projeto: Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa, ACES Alto Ave, Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, Associação Adaptar Vidas, Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Guimarães, Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, ASPEV – Associação Social de Pevidém Vida a Cores, Because I Care – Associação para Apoiar e Cuidar de Pessoas que Cuidam, CAISA – Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação, Castreja – Cooperativa de Apoio Social e Cultural, Centro Juvenil de S. José, Centro Paroquial de Vila Nova de Sande, Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira, Centro Social Nossa Senhora do Carmo, Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, Fundação Bomfim, Hospital da Senhora da Oliveira, Lar de Santa Estefânia, Palavras Infinitas – Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, Projeto Consigo e a Tempo Livre.

O Gabinete de Apoio ao Cuidador vai funcionar às terças-feiras (10h00 às 12h30) e quintas feiras (15h00 e 17h30) na sede da delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa.

Contactos
Telefone/Telemovel: 253 412 522, 914 969 462
e-mail: gabineteapoiocuidador@cm-guimaraes.pt

Tempo Livre © 2021. All Rights Reserved. Created by Design Me